Buscar
  • Fiõm

Passo a passo: Ponto Esmirna em tela talagarça

Hoje vamos conhecer o ponto esmirna. Ele tem um aspecto volumoso e traz uma incrível textura para os trabalhos, nas minhas tapeçarias eu adoro alternar ele com ponto mais baixos como o rosinha.

Detalhes do ponto esmirna: cores rosa e amarelo

Esse tipo de ponto é executado na tela talagarça. Para a execução deste ponto é necessário o kit de Esmirna, que contém: agulha e régua.

Kit Esmirna - agulha e régua

Preparos iniciais:


-A lã deverá ser previamente cortada com a régua, a régua serve para unificar o tamanho dos fios para que todos os fios tenham tamanho iguais. Caso o ponto fique desuniforme podemos aparar com a tesoura no final.



Este ponto não tem a necessidade de ocupar todos as trama da tela. Entre as carreiras os pontos são alternados, ou seja, fazemos um ponto e deixando um ponto sem fazer e assim sucessivamente.


Passo a Passo:



1- Introduza a agulha pelo furo onde vai fazer o primeiro ponto. A agulha deve subir e sair na carreira de cima.


2-Pegue uma tira de lã cujos fios se unem pelas pontas e lace-a (a tira) no ganchinho da agulha.


3- Puxe a agulha de modo que ela volte ao furo onde foi introduzida inicialmente e traga a lã laçada no gancho. Quando a agulha foi puxada para voltar, o gancho dela se fechou.


4- Com a lã presa na agulha, continue segurando a tira de lã pelas pontas (mantenha-as sempre unidas). Enlace novamente a tira na agulha e puxe-a. A lã das pontas da tira passa pela laçada que formou-se anteriormente (primeira puxada). Desta maneira você terá o ponto atado.



Agora você já conhece o ponto esmirna. Que tal experimentar essa técnica? Aproveite e me conte o que achou nos comentários. Beijooos!




24 visualizações

© 2020 por Fiõm Ateliê 

 Joinville - Santa Catarina - SC - fiom.atelie@gmail.com

  • Facebook
  • Instagram
0